Produção Escrita sobre Gestão Escolar
No processo ensino/aprendizagem, a gestão democrática é essencial, pois dá um norteamento as práticas educacionais. Uma das formas mais democrática de conduzir a gestão participativa das escolas, é criando mecanismos de construção e ação, para o melhoramento dos resultados nos desempenhos.
A criação do conselho escolar é responsabilidade da sociedade, é interessante porque dá um suporte ao representante legal da escola, que é o diretor, democratizando ainda mais o processo educacional.
Para garantir uma educação de qualidade, é necessário conduzi-la para excelência, buscando parcerias com vários órgãos da sociedade.Tendo em vista essas metas, abordaremos alguns aspectos importantes, como:
· Estabelecer metas que está no planejamento educacional;
· Valorização real dos profissionais da escola;
· Participação de toda comunidade nas decisões da escola;
· Avaliação constante e conjunto dos trabalhadores apresentados com sugestões para melhoria;
· Desejo dos profissionais de melhorar e de se atualizar;
· Respeito mútuo em todas situações;
· Valorizar a cultura local ;
· Discutir os temas educacionais e avaliação processual e contínua.
Dentro da gestão democrática podemos citar a participação efetiva de todos os envolvidos no processo de educação, fazendo-se necessário também conhecimento da linha teórica adotada pela escola , assim afirma André (1995 p. 111) “ conhecer a escola mais perto significa colocar uma lente de aumento na dinâmica das relações e interações que constituem seu dia-a-dia, aprendendo as forças que impulsionam o que retêm, identificando as estruturas de poder, e os modos de organização escolar, analisando a dinâmica de cada sujeito nesse complexo interacional.”
Portanto a gestão democrática precisa conhecer e compartilhar do objetivo básico da escola acompanha sua clientela, propondo-lhe situações desafiadoras, cooperando para que a escola alcance seus objetivos estabelecidos. Segundo a Nova Escola ano XXI, nº 198. Dezembro /06 P. 20.
“ Em conformidade a proposta, gestão é concebida por nós de forma democrática e participativa, que oportuniza a equipe escolar, e dá sugestões quanto as propostas a serem trabalhadas leem como recursos financeiros disponíveis a serem aplicados. As atividades administrativas e pedagógicas estão interligadas, ambas organizam as praticas do ensino, envolvendo toda comunidade escolar. Os objetivos a serem alcançados determinam caminhos para mudanças e melhorias.
Referências:
Revista Nova Escola;
Internet (Google)
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